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Tenha um cardápio balanceado

Franquia de alimentos saudáveis

Um cardápio balanceado deve fornecer compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Destes, fazem parte os carboidratos, as proteínas e as gorduras, que são os macronutrientes. Já vitaminas e minerais compõe o time de micronutrientes.

Conforme o nutriente predominante na composição de um alimento, eles são divididos entre construtores, reguladores e energéticos.

Construtores

Pertencem a este grupo os alimentos ricos em proteínas, como leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe (origem animal), além da soja, ervilha, lentilha e feijão (origem vegetal).

Nosso Wrap de Frango Mexicano é um exemplo de alimento rico em proteínas e sabor

As proteínas são compostos que constituem o principal componente dos organismos vivos. Elas são fundamentais para o crescimento e, se o nosso corpo fosse uma casa, poderíamos comparar as proteínas aos tijolos que usamos na construção.

Energéticos

Estão nesta categoria o arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinhas, açúcares, bolos, mel, entre outros, ou seja, alimentos que contém carboidratos, compostos orgânicos que nos dão energia para trabalhar, estudar e brincar. Existem também os alimentos superenergéticos, que possuem grande quantidade de gordura e açúcar e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

Entre eles temos a manteiga, margarina, creme de leite, óleos, bolos confeitados, sorvetes cremosos, chocolates, refrigerantes, balas, chicletes, salgadinhos, etc. Os alimentos energéticos podem ser comparados com a energia elétrica de uma casa, que faz funcionar lâmpadas e aparelhos eletrônicos.

Reguladores

São formados por vitaminas, fibras, minerais e água. Os alimentos desta categoria hidratam o corpo, deixando os cabelos brilhantes, unhas fortes e pele macia. São encontrados em legumes, verduras e frutas. As fibras ajudam na digestão, facilitando o movimento dos alimentos no aparelho digestivo e no bom funcionamento do intestino. Os alimentos reguladores podem ser comparados ao cimento, que une os tijolos da casa, porque contribuem para que haja uma relação de equilíbrio entre os alimentos e o nosso organismo.

Imagem ilustrativa do nosso Buddha Bowl Penne Integrale Al Pomodoro

O Buddha de Penne Integrale al pomodo é fonte de fibras e vai muito bem na hora do almoço. Leve, saudável e gostoso

Embora cada pessoa, em decorrência de sua idade, sexo e características de vida, tenha sua própria necessidade, a recomendação dos nutricionistas é dividirmos nossa alimentação em 1/3 para alimentos construtores, 1/3 para os reguladores e 1/3 para os energéticos.

E lembre: quanto mais colorido seu prato estiver, maiores serão os benefícios à saúde.