Acompanhe nossas redes sociais

Projeto de arquitetura e complementares…ixxiii, não entendo nada!!… Calma!!… a Pizza Me vai estar contigo em todos os momentos!

Franquia de alimentos saudáveis

Abrir uma franquia de alimentação é um processo que inclui diversas etapas, sendo uma delas o desenvolvimento do projeto arquitetônico e complementares. Estes são extremamente vitais para o sucesso do negócio, uma vez que visam atender o layout adequado para a operação e a identidade visual que assegura o melhor impacto e percepção do consumidor. Nesse momento, contar com o auxílio de profissionais para dar início ao próprio negócio significa mais praticidade, agilidade e assertividade.

A Pizza Me se destaca nesse quesito, assegurando que os projetos arquitetônicos e complementares atenderão 100% das necessidades operacionais e estéticas da franquia. Saiba agora como a rede proporciona tranquilidade ao novo franqueado.

Sobre a escolha do ponto comercial

Acertar na escolha do ponto comercial é essencial para ter sucesso nos negócios. A busca pela melhor localização costuma ser trabalhosa, mas também bastante prazerosa. (Saiba mais sobre como a Pizza Me apoia e participa na prospecção e seleção dos pontos comerciais junto com o Franqueado no artigo “Vamos diminuir riscos? Entenda qual é o local ideal e formatos de lojas Pizza Me“.

Uma coisa é certa: a Franquia Pizza Me nunca levará o franqueado a contratar um local onde ela própria não realizaria investimentos do “próprio bolso”. Fique muito certo quanto a isso!

Mas vamos ao que interessa neste post: Ponto contratado. E agora?

Temos que executar os projetos arquitetônicos e complementares!

Veja bem: A Pizza Me credenciou um escritório de arquitetura que é o único autorizado e responsável pelos projetos de arquitetura da marca. Seus profissionais foram capacitados por nosso time de expansão, operações e marketing, ou seja, conhecem o negócio Pizza Me, assim como nós.

A partir do momento que o imóvel ou local que receberá a franquia é contratado, é necessário ter em mãos todos os detalhes deste espaço, como:

  1. Projetos arquitetônicos e complementares da atual construção;
  2. Plantas baixas;
  3. Regimento interno de obras (para shoppings e malls);
  4. Conferência das medidas no local;
  5. Fotos de todos os detalhes.

 

Os pontos 4 e 5 podem ser realizados pelo Franqueado pessoalmente ou através de um profissional que ele venha a contratar. Contudo, caso ele prefira, tais medições “in loco” poderão ser realizadas pela arquitetura da Pizza Me. A necessidade aqui é não haver, em hipótese alguma, falhas que possam comprometer posteriormente a execução dos projetos e a implantação da franquia.

O projeto de arquitetura tem basicamente 3 etapas:

  1.  Layout

Neste momento são definidas as áreas da loja (salão / banheiros / atendimento / cozinha / estoque / expedição, etc). Feito isso, inicia-se um verdadeiro quebra-cabeça e as peças que deverão ser perfeitamente encaixadas são: mobílias, bancadas, equipamentos, utensílios, ponto de água, luz, gás… um montão de coisas.

Quem participa? Arquitetura, operações e expansão.

Tempo médio: 1 semana

  1.  Detalhamento

Layout aprovado? Legal! Agora é hora de trabalho intenso e muitos detalhes. A loja ganha elevações e cortes e é possível enxergar o bebê nascendo! Nesta fase o pessoal de marketing já começa a pedir licença, pois querem entrar com todo o kit de visual merchandising para chamar atenção dos futuros clientes.

Quem participa? Arquitetura, operações, expansão e marketing.

Tempo médio: 2 semanas

  1.  Maquete 3D

Este é o fim do processo e um presente da Pizza Me ao Franqueado. Com essa maquete o Franqueado poderá ver como será sua loja mesmo antes de iniciar a implantação. Nesta fase tudo está definido, aprovado e o projeto arquitetônico já foi entregue ao escritório credenciado, que irá realizar os complementares (cuja contratação é feita diretamente pelo franqueado). Esse material é muito legal na fase de implantação pois facilita muito a interpretação, principalmente da fachada.

Quem participa? Designer, expansão e marketing.

Tempo médio: 10 dias (ocorre durante a execução dos projetos complementares)

Você sabe o que são PROJETOS COMPLEMENTARES?

Os projetos complementares são projetos técnicos e específicos que se integram ao projeto arquitetônico e o complementam. Eles são realizados por especialistas de diversas áreas e a compatibilização com o arquitetônico merece total atenção para que na ocasião da implantação não ocorram surpresas.

Nos projetos complementares, todos os elementos são previamente dimensionados, especificados e compatibilizados (isso significa: os projetos tem que “falar a mesma língua”).

Abaixo todos os projetos específicos que o escritório credenciado da Pizza Me entrega ao Franqueado, já compatibilizado ao projeto de arquitetura (obviamente, aqueles que se fizerem necessários conforme projeto arquitetônico).

  • Estrutural: fundações, arrimos, estruturas de concreto armado, metálica, madeira e pré-moldados de concreto.
  • Hidráulico: instalações hidro-sanitárias, abastecimento, distribuição, sistemas de aquecimento de água, reservatórios, captação de água pluvial, tanques sépticos, esgotos e gás.
  • Elétrico: instalações elétricas, sistemas de energia, cargas, circuitos, pontos elétricos, fiação, potências, correntes, distribuição e aterramento.
  • Telefonia e Lógica: redes, terminais, telefone, interfone, internet, TV a cabo e PABX.
  • Luminotécnica: iluminação especial, tipos de lâmpadas e luminárias, quantidade de potência, localização e distribuição.
  • Climatização: ar condicionado, aquecedores, calefação e pisos aquecidos.
  • Segurança: centrais, alarmes, câmeras, sensores e cerca elétrica.
  • Automação: controle de equipamentos, sistemas de iluminação, temperatura ambiente, segurança, telecomunicações, entretenimento, etc.
  • Proteção contra incêndio: hidrantes, extintores, sprinklers, portas corta-fogo, detector de gás e calor por alarme.

Este trabalho ocorre com a participação da arquitetura e expansão da Pizza Me, sanando qualquer dúvida que os profissionais possam ter, com prazo aproximado de 10 dias para a entrega:

Ao final do processo de produção dos projetos, tanto o arquitetônico quanto os complementares serão entregues via e-mail ao Franqueado.

Compõem a entrega:

  • Arquivos em DWG (projetos);
  • Cópia do comprovante de pagamento da RRT/ART;
  • Cópia da Inscrição do responsável no CAU/CREA.

Via de regra, todos os documentos deverão ser impressos pelo Franqueado (2 ou 3 vias) para que a obra possa ser executada. No caso de shopping center, o material deverá ser entregue ao departamento de operações do shopping para que possam realizar as aprovações necessárias e, assim, liberar a execução da obra.

Após tudo estar aprovado, é só partir para a execução de acordo com o cronograma que é entregue no treinamento Pré-Operacional. Serão em torno de 6-8 semanas de bastante trabalho até que o sonho se torne realidade.

Se quiser entender com mais detalhes como funciona a fase de execução de obra leia o artigo “E agora? Chegou a hora de montar a franquia! Como economizar tempo e dinheiro nesta fase?”

E aí?… acredita que a Pizza Me tem um conceito bacana.. vem com a gente! Entre em contato com nossos especialistas!