Acompanhe nossas redes sociais

Os pilares que sustentam o Propósito Transformador Massivo da Pizza Me e seu público de interesse

Desde seu surgimento em 2015, a Pizza Me nasceu com um propósito muito bem delineado que era o de PROPORCIONAR BOAS TRANSFORMAÇÕES À VIDA DAS PESSOAS, como explicamos no post: Propósito transformador massivo… sabe o que é isso? Você vai ter um olhar diferente enquanto consumidor:

Uma vez que essa era a principal busca da marca, seria necessário definir quais seriam os pilares que proporcionariam esta entrega de boas transformações. A solução à época foi simples, pois todos os envolvidos no projeto tinham muito arraigadas em sua cultura as pegadas que seriam suficientes para alcançar os objetivos.

Você deve estar se perguntando “Quais são, então, estes pilares?”. Bom, são 3!

  1. Alimentação Saudável
  2. Sustentabilidade
  3. Responsabilidade Social

É importante que você entenda que a Pizza Me deseja impactar um público bastante amplo com estas boas transformações. São eles:

  • Clientes
  • Colaboradores
  • Fornecedores
  • Governo local
  • Sindicatos /  Instituições de classes
  • Comunidade local
  • Concorrência
  • Comunicadores

O infográfico abaixo mostra a estrutura de pilares da marca, o propósito sustentado pelos pilares e o público impactado.

 

O que queremos trazer neste post é um pouquinho de como a marca trabalha cada um dos seus pilares e como, com isso, tem conseguido fazer tanta coisa legal.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A proposta aqui foi desenvolver um estabelecimento onde os clientes encontram alimentos frescos, naturais e preparados na hora. O objetivo é aumentar a cada dia a quantidade de alimentos orgânicos e oferecer dietas funcionais como, por exemplo, com o uso de biomassa de banana, colágeno e grãos dos mais diversos, e dietas especiais, como massas sem glúten, queijos sem lactose, receitas completas para vegetarianos e veganos, etc.

Sobremesas e bebidas seguem a mesma onda! Um montão de coisa muito bacana, gostosa e que não dá aquela sensação chata de peso na consciência!

Todos os alimentos do cardápio apresentam suas informações nutricionais, alegações funcionais e algumas particularidades, quando merecem destaque.

Este desejo de servir alimentos que fossem verdadeiramente saudáveis, que a informação do que o consumidor estivesse comendo fosse acessível e pudesse colaborar com sua escolha, vem a calhar com uma mudança de costume e comportamentos muito forte na atualidade.

Para saber mais, sugiro que leia o post: Marcas de alimentação que estão reinventando a maneira de fazer negócios? … elas entendem de geração Z!

 

 ATENÇÃO: Muito além da estética 

E se você acha que as pessoas hoje buscam alimentação saudável pensando somente em não engordar e manter a boa forma, esse é um erro! Ainda que muitas tenham única e exclusivamente esse pensamento, a maioria atualmente pensa na saúde e na qualidade de vida.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2015, 17,9% da população é obesa, índice que se mantém estável nos últimos anos. Os riscos do aumento exagerado do peso vão além da estética, podendo desencadear doenças crônicas, cardíacas e respiratórias. E a população sabe muito bem que a obesidade é um grande mal e que a alimentação saudável é a principal chave para conter esse problema.

SUSTENTABILIDADE

A internet mexeu com as estruturas de nossa sociedade sob os mais diversos pontos de vista. Praticamente, todas as áreas de nossa vida foram “tocadas” pelos novos ares que a tecnologia trouxe.

Com isso, uma nova geração de consumidores está nascendo: conectados com o mundo e conscientes de todo o mal que o homem tem feito há séculos à nossa casa, o planeta Terra.

Atitudes simples, porém, importantes dão o tom da marca quando o quesito é sustentabilidade:

  • Uso de LED em todo o ambiente da loja (iluminação, painéis, luminoso, etc.);
  • Embalagens e descartáveis de papel virgem e reciclado;
  • Impressão em embalagens e descartáveis somente em 1 cor e somente o necessário;
  • Equipamentos elétricos com selos de alta eficiência energética;
  • Coleta seletiva de lixos;
  • Coleta seletiva de pilhas, lâmpadas e baterias;
  • Cisterna e uso da água para limpeza de pisos, paredes, banheiros e rega das plantas (unidades de rua);
  • Distribuição de mudas em eventos;
  • Madeira somente de reflorestamento em toda a mobília da loja;
  • Amplos jardins verticais para melhorar a sensação térmica (unidades de rua);
  • Controle de uso de água por válvula em todas as torneiras da loja;

Atualmente a Pizza Me passa por processo de certificação de edificação sustentável.

O objetivo é aumentar os critérios de racionalização de recursos, tornando as obras de implantação das franquias e sua operação diária ainda mais sustentável.

Isso será um grande passo para o pilar de sustentabilidade da marca, inclusive, distinguindo completamente a Pizza Me de qualquer outro varejo no Brasil.

Com isto, esperamos chamar ainda mais atenção de todo o público de interesse da Pizza Me, mas principalmente dos comunicadores, para que esta bandeira seja hasteada de verdade por todo varejo.

Quem sabe não conseguimos, um dia, ser um exemplo no mundo e nos destacar em manchetes do tipo: Brasil, o mercado com o varejo mais sustentável do mundo! Massa, não é?!

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Este pilar é certamente aquele que nos dá satisfação imensurável. Como o próprio MANIFESTO da Pizza Me afirma: FAZER O BEM, FAZ TÃAAO BEM! Aliás, você já leu nosso Manifesto? Sugiro bastantão que você leia o post: Manifesto Pizza Me: NOT JUST PIZZA!

Temos conseguido fazer muita coisa legal neste âmbito social, vou comentar algumas ações.

Todos os meses apadrinhamos diferentes entidades beneficentes dos mais diversos focos de atuação.

Esta ação já beneficiou com 50% dos lucros de uma de nossas pizzas a Casa da Criança Paralítica de Campinas, a Fundação Síndrome de Down, a Focinho Abandonado, etc.

Na foto, cães e tutores no deck da Pizza Me durante evento com a participação da instituição Focinho Abandonado, em abril de 2018

 

 

Ao menos uma vez por mês saímos às ruas para levar um pouco de carinho aos moradores de rua.

É uma ação simples, que tem o objetivo de confortar, ao menos um pouco, a vida destas pessoas menos favorecidas, independente dos porquês.

Aproveitamos para levar algumas pizzas (via de regra, ao menos 100 pizzas individuais) que a equipe tem enorme satisfação em fazer, mesmo que ansada, ao final do expediente.

Olha, não dá para contar a felicidade que salta aos olhos destas pessoas quando nos veem chegando mais uma vez!  

Proprietários da Pizza Me durante ação de entrega das pizzas a moradores de rua de Campinas (SP), em abril de 2018

 

 

 

Temos promovido eventos em lojas de rua com música, mimos aos clientes como sobremesas, chopp artesanal, sucos, etc. Tudo cortesia. Basta nosso cliente realizar uma compra mínima e trazer 1kg de alimento perecível, roupas de inverno, ou brinquedos (depende da época do ano).

Isso é muito bacana porque tem muita gente que quer ajudar mas, por conta da correria do dia a dia, não consegue se organizar para colaborar de alguma forma. Desta maneira, temos dado esta oportunidade a muita gente de fazer sua parte e, com isso, temos conseguido cada vez mais ajudar grupos maiores de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas fotos, evento Música no Deck: doação de alimentos feita pelos clientes garante entrada gratuita no evento (mediante compra mínima) e mais alegria para quem recebe os produtos

Bom, isto é um pouco do que temos feito na pegada social.

No final das contas, se você gostou do que leu, quero que saiba que é possível também para você “fazer o bem”. Seja em casa, no seu trabalho, na escola, etc. Independente do alvo de sua ação, que você faça o bem para outra pessoa, para o meio ambiente, para um animalzinho, para você mesmo, por exemplo, se alimentando melhor. O importante é potencializarmos ações conscientes, com sentido, ações do bem!

Bom, é desta forma que procuramos entregar o propósito da Pizza Me de impactar a vida das pessoas com transformações boas.

Se você quiser mais informações sobre este tema, por favor, fala com a gente! SUPER PRAZER!!