Acompanhe nossas redes sociais

O que considerar antes de abrir uma franquia de comida natural

Uma alimentação balanceada, repleta de vegetais e livre de itens processados, já se tornou a opção preferida de muitas pessoas. E, se você está entre os fãs desses pratos e tem espírito empreendedor, já deve ter pensado em abrir seu próprio negócio no ramo, como uma franquia de comida natural.

Mas antes de partir para a vida de empresário de alimentos in natura, é preciso se atentar a alguns pontos. Quer saber quais são eles? Confira no artigo de hoje.

Identificação com o segmento e com o propósito da marca

Estima-se que 7 a cada 10 empreendedores escolhem a área de alimentação para atuar, afinal, o setor no Brasil é um sucesso. Contudo, o lucro não deve ser o fator preponderante na decisão de quem quer empreender.

Como qualquer negócio, investir em uma franquia de comida natural exige, em primeiro lugar, identificação com o segmento. Ou seja, é muito importante gostar desse tipo de alimentação, pois será seu convívio no dia a dia.

Uma pessoa assídua de alimentos processados, que não tem restrições quanto à alimentação e não mantém uma dieta saudável, certamente não terá prazer em trabalhar com alimentos naturais. O risco neste caso é grande, já que se a pessoa não gosta daquilo que vende, as chances de dedicar-se ao negócio e aprender mais e mais a respeito daquele universo serão menores.

Além disso, não basta o segmento estar alinhado aquilo que gosta e cultiva, mas é importante que o propósito da marca faça sentido àquilo que acredita e que o faria realizado e satisfeito em seguir e defender dali em diante.

O propósito da Pizza Me é proporcionar transformações positivas a vida das pessoas através de 3 pilares: saudabilidade, sustentabilidade e responsabilidade social. Se a pessoas somente enxerga lucros a sua frente, muito possivelmente, será mais difícil de entender as condutas da Pizza Me no seu dia a dia. Isso pode vir a se tornar uma grande insatisfação com o tempo!

 

Diversidade de nichos de mercado para abrir a franquia de alimentação natural

Optar pelo segmento de comida natural é apenas o começo quando se quer entrar no franchising. Uma vez escolhida o segmento, há uma diversidade de marcas que operam mercados distintos com focos em vários produtos, como:

  • Sucos;
  • Açaí;
  • Saladas;
  • Etc.

Há franquias com cardápio mais amplo e variado, como a própria Pizza Me que atua com pizzas, saladas, buddha bowls, wraps, sucos, sobremesas, etc. No portfólio de produtos da marca, são encontrados alimentos funcionais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, vegetarianos e veganos.

Vale lembrar, no entanto, que a comida natural não é necessariamente, um alimento funcional ou orgânico ou que tenha qualquer outra característica como comentado acima sobre os alimentos da Pizza Me.

Portanto, lembre-se de diferenciar esses itens ao escolher a franquia de alimentação que for mais interessante para seu caso. Nossa sugestão é que busque uma marca que ofereça refeições com o máximo das características atreladas a saudabilidade. Assim, o negócio se torna ainda mais completo e as chances de sucesso são bem maiores.

 

Um cuidado a mais: o estoque da franquia de comida natural

Trabalhar com alimentos exige atenção. Agora, quando se trata de uma franquia de comida natural, o cuidado deve ser redobrado, afinal, quem procura estabelecimentos desse tipo quer saborear pratos saudáveis e também fresquinhos.

Para garantir que não haja falta ou sobra de alimentos na loja – o que pode gerar problemas com o público e desperdício dos itens, respectivamente – é preciso ter um controle rigoroso de tudo que há no local.

O planejamento (preferencialmente em um sistema automatizado) e a análise com frequência dos dados relacionados a esse aspecto é fundamental para a manutenção da qualidade, como o equilíbrio do CMV (custo da mercadoria vendida) da unidade. Aliás, o CMV tem relação direta com o resultado da franquia ao final do mês.

 

Atenção na hora de escolher a franquia

A opção por uma franquia, ainda mais no segmento de alimentação saudável, está associada à maior segurança no negócio. Isso porque os índices de sucesso no franchising são muito mais altos que aqueles negócios que se iniciam do zero, como por conta da forte tendência mundial em torno da alimentação consciente.

Porém, para aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento, é preciso checar se, na prática, a franquia realmente é confiável e de qualidade.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre as opções. Para isso, indicamos o e-book Passo a passo para abrir uma franquia de alimentação.

 

Procure entender qual o suporte ao franqueado em todas as fases de implantação e operação da franquia de alimentação

Para quem nunca atuou como dono do próprio negócio, iniciar as atividades em uma franquia de alimentação pode ser um grande desafio, em todas as etapas. Por esse motivo, encontrar uma franqueadora que ofereça total suporte ao franqueado é essencial.

Dessa forma, você terá maior tranquilidade na fase de aprovação de ponto comercial, projetos iniciais, além de ter mais segurança em todas as fases de montagem e administração da franquia, dentre elas:

  • Captação, seleção e negociação do ponto comercial;
  • Acompanhamento durante a implantação;
  • Treinamento da equipe;
  • Inauguração;
  • Operação do negócio.

Com o auxílio de especialistas, todo o processo se torna muito mais prático e o risco de erros é muito menor.

Quer dar início ao sonho da franquia de comida natural agora mesmo? Conheça a Pizza Me!