Acompanhe nossas redes sociais

Fast casual: o sistema de alimentação que mais cresce nos EUA

Já ouviu falar em Fast Casual? Esse termo é, razoavelmente, uma novidade, tanto fora, quanto aqui no Brasil, por isso, talvez você ainda não tenha ouvido falar a respeito. Mas hoje estamos aqui justamente para te explicar em detalhes essa tendência que está se consolidando nos Estados Unidos e vem ganhando força também em nossas terras.   

Mas afinal, o que é Fast CasualTrata-se de um gênero de restaurante que não oferece serviço de mesa, porém, entrega refeições com qualidade bastante superior, quando comparado aos tradicionais fast foods, além de ter uma atmosfera mais leve e agradável. Nos EUA, desde que surgiu, o fast casual tem se posicionado entre o fast food o casual dinning, com um custo intermediário que vai de 8 a 15 dólares por refeição.      

Em nosso país, já existem alguns restaurantes com esse mesmo conceito, como a Pizza MEque oferece produtos extremamente saborosos e faz questão de dar um colorido especial ao momento da alimentação, por meio de um cardápio repleto de opções saudáveis e um ambiente diferenciado. Por todos esses cuidados, o fast casual está posicionado hoje um degrau acima dos fast foods tradicionais.

O modelo fast casual e suas características

fast casual se destaca por oferecer alguns atributos bastante especiais, dentre os quais podemos destacar:

Qualidade da alimentação. Esse é um dos pontos cruciais de diferenciação. O fast casual preza por ingredientes frescos, muitas vezes orgânicos. Isso faz com que os pratos sejam servidos com uma qualidade superior e cuidado individualizado, o que garante uma apresentação digna de uma foto de publicidade.          

Ambiente. Diferentemente dos fast foods, o ambiente e a decoração são mais aconchegantes e melhor trabalhados, para que o cliente se sinta acolhido e estimulado a permanecer mais tempo e consumir mais no local.

Tecnologia. É muito comum disponibilizarem wi-fi gratuito e, de maneira geral, são bastante conectados e modernos. Muitos possuem seu próprio aplicativo ou terminais de autoatendimento, para facilitar o pedido do cliente. Além disso, as marcas costumam ter forte presença nas redes sociais.

Modelo de serviço. Neste modelo de negócios, as cozinhas costumam ficar visíveis ao público e os pratos podem ser customizados, ou seja, se você prefere um ingrediente ao invés de outro, basta solicitá-lo e seu desejo será atendido.

Por que o fast casual funciona? 

Um dos principais motivos pelo qual o fast casual funciona está relacionado ao fato de ter equipes enxutas, bem treinadas, com procedimentos operacionais simplificados e trabalhando de forma sincronizada. O resultado são pratos saborosos, frescos, bem apresentáveis e que vão para a mesa do cliente, considerando que não é um fast food, rapidamente.

Todos esses fatores juntos agradam (e muito) o consumidor e explicam o crescimento dessa modalidade nos EUA e também o início da febre aqui no Brasil.

Gostou do artigo? Se quiser conhecer ainda mais sobre o negócio Pizza Me veja outros assuntos bem bacanas em nosso Blog.