Acompanhe nossas redes sociais

Estou preparado financeiramente para entrar no negócio de franquia de alimentação?

Investir em uma franquia de alimentação no Brasil é escolher um mercado consolidado, estável e ainda muito promissor (com enorme potencial de crescimento), com demanda constante e uma grande diversidade de opções para trabalhar. Hoje, 7 em cada 10 empreendedores optam pelo segmento de alimentos na hora de abrir o próprio negócio.

Porém, como acontece em qualquer outro segmento que você possa vir a investir, montar uma franquia requer um bom planejamento financeiro tanto para a fase de obras quanto para o período de início de atividades.

Será que você está preparado financeiramente para entrar no negócio de franquias de alimentação?

 

Custos e investimentos em franquia de alimentação que você precisa considerar

 

Qualquer negócio tem riscos, portanto, nossa dica inicial é: tenha cuidado com marcas que prometem resultados altos inicialmente e lhe encorajam a entrar em financiamento para montar a loja. Isso porque o valor para abrir uma franquia de alimentação vai muito além dos investimentos iniciais com a implantação, já que é preciso manter o empreendimento funcionando (e há custos fixos diários) mesmo antes do negócio se consolidar e proporcionar lucros.

E, com um financiamento para pagar, é possível que suas finanças fiquem completamente comprometidas. O resultado disso? Contas com as quais você não consegue arcar, problemas trabalhistas por falta de pagamento, queda na qualidade do produto, entre outros prejuízos e dor de cabeça.

Confira a seguir alguns pontos que você deve considerar, entre custos fixos e variáveis.

 

Investimento inicial: para colocar em prática o sonho do próprio negócio

Antes de mais nada, você precisa ter o montante para o investimento inicial (de instalações), pois, sem ele, não é possível iniciar o negócio. O valor varia de acordo com o tipo e o tamanho da franquia escolhida. Na Pizza Me, marca de alimentação saudável, o valor do investimento inicial é a partir de R$350 mil.

Os grupos de investimento na franquia Pizza Me são os seguintes:

  • Abertura da empresa e regularizações;
  • Projeto arquitetônico e complementares;
  • Obra civil (variável conforme o espaço), que inclui serviços de infraestrutura para adequar o ponto escolhido ao negócio, tais como: instalação de mezanino, cobertura, esquadrias, instalações hidro sanitárias, elétricas, de climatização, combate a incêndios, exaustão, encanamento de gás e iluminação, pintura, revestimentos, etc.;
  • Mobiliário, equipamentos, utensílios e acessórios diversos;
  • Hardware, ERP, telefonia, CFTV e som ambiente;
  • Materiais e insumos para escritório, caixa, limpeza e higiene;
  • Embalagens, descartáveis, uniformes e materiais complementares;
  • Ingredientes alimentícios para o preparo dos produtos (estoque inicial);
  • Visual merchandising, campanha de inauguração (tradicional e on-line) e reforço no fundo de propaganda da marca.

Capital de giro: para manter as atividades a todo o vapor!

O retorno sobre o investimento na franquia de alimentação pode chegar somente após alguns meses de funcionamento. Por esse motivo, além do dinheiro para investir no início, é preciso ter um montante para o capital de giro. Ele é necessário para manter as operações da franquia no dia a dia.

O valor do capital de giro é utilizado para:

  • Financiar as vendas via cartão de crédito (31 dias para receber) sem precisar antecipar recebíveis e assim, perder boa parte dos resultados;
  • Para manter o estoque em dia e procurar comprar à vista os insumos da loja, pois assim se consegue melhores negociações;
  • No pagamento de todos os custos fixos e variáveis em dia, para não ter problemas de juros no banco, com a equipe e fornecedores (insumos ou serviços), como também o pagamento de impostos.

Rendimento do negócio: fator que varia com a experiência

O resultado de uma franquia de alimentação varia de acordo com a maturidade da equipe na operação. Isso significa que a prática dos colaboradores faz com que sejam mais produtivos e evitem a perda de ingredientes no preparo dos alimentos.

Assim, ao abrir uma franquia, é preciso considerar que o retorno financeiro poderá não acontecer imediatamente após o início das atividades. Por isso, uma reserva em dinheiro até que o processo se torne eficiente (e lucrativo) é muito importante.

Franquia de alimentação: informe-se sobre todos os detalhes do negócio antes de qualquer decisão!

Por mais atrativa que qualquer marca pareça, é preciso ter atenção aos detalhes do negócio para não se arrepender do investimento depois. Então, antes de assinar o contrato, tire suas dúvidas sobre todos os aspectos que envolvem a franquia de alimentação.

Tenha certeza que na Pizza Me encontrará pessoas super dispostas a lhe esclarecer todos os detalhes.

Que tal fazer isso agora? Na Pizza Me, você se informa facilmente sobre o faturamento, a rentabilidade e o investimento necessário para abrir uma franquia com todos os detalhes. Fale com nossos especialistas!