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Entendendo os detalhes dos resultados financeiros de uma unidade franqueada

Ter a chance de montar o próprio negócio é, sem dúvida, uma experiência que milhares de pessoas buscam diariamente. Independente do motivo (se é em decorrência do desemprego ou pela pura vontade de empreender e se tornar seu próprio chefe), o fato é que no Brasil o número de empreendedores vem crescendo ano após ano.

No ramo da alimentação, então, esse ímpeto é ainda mais impressionante. Mas, para que o negócio cresça e você não leve um susto mais adiante, é muito importante ficar bem atento aos resultados financeiros.  

No post de hoje, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para entender melhor, e interpretar de forma coerente, os resultados de uma unidade franqueada. Afinal, somente dessa forma, você terá a noção exata de como anda a sua franquia.

Bem, para facilitar e não restar dúvidas, vamos lhe apresentar um exemplo* de DRE de uma unidade Pizza Me sem o delivery.

*trata-se de uma projeção com 5 faixas de receita operacional bruta.

Antes de tudo, você sabe o que seria uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

A DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa. É uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira do negócio, ou seja, ela mostra qual lucro – ou prejuízo – a empresa teve.

Esse tipo de controle financeiro ajuda os gestores a terem uma visão mais realista e assim, tomarem decisões mais embasadas para a gestão do negócio.

 

Franquia de comida orgânica

 

Agora, vamos partir para o entendimento de alguns conceitos importantes:

  • Receita Operacional Bruta – Receita total proveniente das atividades fim da empresa, no caso da Pizza Me, venda de produtos e prestação de serviços de entrega (delivery).
  • Receita Operacional Líquida – É o montante efetivamente recebido posterior a dedução dos impostos incidentes sobre a venda e a prestação de serviço.
  • Resultado Operacional Bruta – É a receita operacional líquida deduzida dos custos de venda dos produtos (alimentos, embalagens, descartáveis e perdas).
  • Lucro Líquido – É o ganho depois de realizar todos os descontos, ou seja, é o resultado concreto da empresa.

 

É muito importante que entenda algumas despesas específicas, já que elas terão relação muita direta com os resultados da operação.

  • Impostos: Todas as lojas Pizza Me (pessoas jurídicas) são constituídas no regime Simples Nacional. Desta forma, as lojas estão submetidas ao percentual médio de 9-11% de impostos sobre a receita operacional bruta.
  • CMV (custo da mercadoria vendida): O CMV da Pizza Me é composto por alimentos, embalagens e descartáveis. Trabalhamos com uma meta de 28% da receita operacional bruta. Atingir este índice é muito possível, mas merece um trabalho série em torno da aplicação de todos os POPs (procedimentos operacionais padrão) da Pizza Me.
  • Folha de Pagamento: Junto ao CMV acima, são as contas de despesas mais relevantes da operação. É importante comentar que trabalhamos com remunerações estratégicas visando termos colaboradores bastante engajados e satisfeitos na empresa. No final das contas, nossa meta é que cada colaborador produza o resultado bruto de R$15mil mensais em média. Desta forma, a título de exemplo, uma equipe com 1 líder de loja + 7 pessoas na cozinha + 5 pessoas no atendimento devem gerar juntos uma receita operacional bruta de R$200mil no mês. O custo do time, considerando todos os encargos e remunerações estratégicas não deve ultrapassar 20% da receita operacional bruta.
  • Remuneração Estratégica: Na Pizza Me temos plano de carreira, bônus por tempo de empresa e metas para líderes e o restante da equipe. Este sistema permite a valorização e o desenvolvimento profissional das pessoas. Sabemos que formar bons e novos colaboradores tem custo alto. Por isso, incentivamos àqueles que estão conosco e, assim, diminuímos o turn-over da operação.
  • Custo de Ocupação: Definimos que para alcançarmos as metas de lucro líquido que esperamos no negócio, este custo não pode ultrapassar 8% da receita operacional bruta. Para pontos de rua, temos o aluguel e o IPTU. Já para pontos de shopping center, além destes, temos o condomínio (somente encargos comuns) e fundo de promoção.

 

Há outros custos importantes e relevantes ao negócio, como energia, gás, custos financeiros, materiais de limpeza e papelaria e, ainda, fundo de promoção e royalties.

Caso queira mais detalhes sobre o DRE e as despesas de uma loja Pizza Me entre em contato conosco.

E se você se interessou pelo negócio e está à procura de uma oportunidade de investimento (franquia) na área da alimentação saudável, preencha nosso formulário de franquia.