Acompanhe nossas redes sociais

Conheça os alimentos funcionais

Franquia de alimentos saudáveis

Os compostos funcionais são capazes de uma série de benefícios, como por exemplo, prevenção ao envelhecimento precoce, ajuda no funcionamento do intestino e redução da absorção de gorduras pelo organismo, contribuindo para o melhor estado de saúde e bem estar.

Os probióticos, prebióticos, fibras, fitoesteróis e antioxidantes são compostos que, presentes naturalmente ou adicionados aos alimentos, os transformam em alimentos funcionais, logo, muito mais benéficos ao organismo do ser humano.

Probióticos

Probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem muitos benefícios ao organismo.

Os alimentos probióticos além de proporcionarem o equilíbrio na flora bacteriana intestinal, previnem e tratam de uma série de distúrbios como, por exemplo: candidíase, diarreias, hemorroida, infecção urinária, cistite, intestino preso, etc.

Além dos benefícios acima listados, também exercem as seguintes funções no organismo:

  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorrem maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos fundamentais aos sistemas imune e neurotransmissor;
  • Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro, além de outros minerais;
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto contribuem com a a redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição;
  • Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

Sem dúvida, como qualquer outro composto alimentar, é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos desejados sejam eficazes.

Prebióticos

São carboidratos ou fibras solúveis em água (hidrossolúveis), que não são digeríveis em qualquer das etapas do processo digestivo, portanto resistentes à ação de enzimas.

Seus benefícios são decorrentes de sua capacidade de estimularem seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no cólon.

Fibras alimentares

São substâncias de origem vegetal e que não fornecem energia, mas são fundamentais ao funcionamento do intestino, embora não sejam digeridas pelas enzinas presentes naqueles órgãos. Devido a este aspecto, aquelas pessoas que pretendem emagrecer e cuidar da saúde, as fibras são uma ótima opção.

Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam a sensação de saciedade prolongada.

Assim, as fibras alimentares provenientes das sementes e grãos diversos presentes em nossas massas podem ser muito úteis em um programa de controle de peso, pois permanecem no estômago juntamente com outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e consumo de mais calorias.

Fitoesteróis

São substâncias naturais encontradas em proporções bem pequenas em alimentos como o óleo vegetal, nozes, feijão, frutas, legumes e verduras.

Como a estrutura dos fitoesteróis é semelhante ao colesterol, quando ingeridos inibem a absorção do colesterol por mecanismos naturais de competição.

Antioxidantes

São substâncias capazes de agir contra os danos normais causados pelos efeitos do processo fisiológico de oxidação no tecido animal.

Nutrientes (vitaminas e minerais) e enzimas (proteínas no seu corpo que ajudam as reações químicas) são antioxidantes e ajudam na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, as doenças cardíacas, derrame, Mal de Alzheimer, artrite reumatoide e catarata.