Acompanhe nossas redes sociais

Chegou a hora de montar a franquia! E agora? 9 dicas para economizar na implantação da loja

Construir a loja franqueada é o começo da realização de um sonho. É motivo de alegria, entusiasmo e de certa ansiedade também. Imagina só: você vendo tudo nascendo do zero, é muito legal!

Mas é importante que saiba que este momento gostoso pode se tornar uma surpresa bem ruim no final. Por isso, tudo tem que ser bem planejado, para que você não gaste um dinheirão a mais e fique com os “cabelos em pé”.

Para não passar aperto e não ver sonhos virarem pesadelos, trouxemos 9 dicas práticas bem bacanas para você manter os custos da construção sob controle. E melhor: até economizar algum dinheiro nesta etapa de implantação de sua franquia.

Vamos lá!

Contrate um arquiteto: Projetos arquitetônicos e complementares perfeitamente compatibilizados

 

Ter bons profissionais ao seu lado que cuidarão desta fase é de vital importância para a implantação organizada e sem surpresas de sua franquia. São eles que poderão sugerir as melhores e mais econômicas técnicas de implantação da franquia, obedecendo ao layout ideal e a identidade visual da marca.

Cuidado com a compatibilização dos projetos. De nada adianta um projeto arquitetônico lindo, mas que não pode ser executado. Por exemplo, uma estrutura de exaustão que não pode ser instalada porque no mesmo espaço foi definida uma plataforma técnica de ar condicionado. Isso diz respeito à compatibilização de projetos. Eles devem ser validados todos juntos.

 

Escolha muito bem o profissional que irá “tocar” a obra

 

Se você não é um empreiteiro ou engenheiro de formação, se não tem experiência em obras, vai precisar ter um profissional contigo para organizar as fases da obra e as pessoas envolvidas.

Sugerimos, neste caso, que contrate um profissional com boas referências e combine com o mesmo um valor por empreita, ou seja, fechado.

Os pagamentos deverão ser realizados por fases cumpridas e é aconselhável não pagar qualquer valor antecipadamente.

 

Estabeleça junto com o profissional o cronograma da obra

 

Para uma obra fluir bem, é importantíssimo montar um cronograma de obra com os seguintes detalhes:

  • Tempo (quando se inicia e termina uma atividade/fase);
  • Atividade/fase (descrição do que será realizado);
  • Profissional envolvido (mão de obra necessária naquela atividade/fase);
  • Material necessário (materiais necessários naquela atividade/fase).

 

Compra de materiais

 

Os preços dos materiais (em um sentido amplo, do básico ao acabamento de uma obra civil, até mobiliários, equipamentos, peças de visual merchandising, entre outros) podem variar muito. Se quiser reduzir custo, não compre todos os materiais em um único lugar.

A internet é uma ferramenta muito importante nesta hora e você deve investir seu tempo nesta atividade, pois a economia pode ser muito grande.

Atenção: não delegue esta atividade a ninguém.

 

Negocie, negocie e negocie!

 

Sua estratégia inicial na negociação deve ser buscar o melhor valor do material na forma de pagamento parcelada. Quando entender que conseguiu isso, você deve dizer: “Nossa está muito alto ainda! E à vista, quanto você consegue?”.

Claro que aqui lhe damos uma dica caso esteja com o dinheiro na mão. Do contrário, esta não será uma estratégia válida.

 

Prefira a compra direta com as indústrias

 

As lojas podem oferecer bons descontos em alguns produtos, mas você pode ter descontos ainda melhores se conseguir comprar diretamente das indústrias. Essa é uma boa opção para adquirir uma série de materiais.

 

Compre materiais seminovos ou reutilizados

 

Hoje em dia, com a internet e sites de compra/venda, você consegue comprar materiais excelentes por preços muito interessantes.

Um pouco de investimento de tempo pode lhe render uma economia enorme.

 

Estabeleça uma rotina de verificação de obra (andamento e materiais utilizados)

 

gerenciamento da obra é extremamente importante, pois diminui os desperdícios de materiais e atrasos. Sem falar nos aborrecimentos causados por uma obra que se arrasta.

Esta rotina, realizada pelo profissional contratado para administrar a obra, deixa todos mais atentos, além de mais seguros e comprometidos.

O resultado disso são maiores chances do cronograma ser seguido e o risco de falhas é minimizado.

 

Cuidado com a estocagem correta dos materiais

 

A organização e o armazenamento adequado de cada tipo de material são importantes para que não haja perdas, quebras e no final, surpresas desagradáveis.

Bem, espero que tenhamos lhe trazido algumas orientações de como você pode, efetivamente, economizar na implantação da loja. E que estas dicas lhe tragam também mais tranquilidade nesta fase.

Quer saber mais sobre como abrir sua franquia? Fale conosco!