Acompanhe nossas redes sociais

10 Highlights da Pizza Me que aumentam muito as chances de sucesso de sua franquia

Franquia de alimentos saudáveis

Que apostar no ramo da alimentação é sem dúvida alguma, uma excelente opção para quem busca investir em um novo negócio, ninguém duvida!

Somente em 2016 o setor faturou R$ 184 bilhões no Brasil, de acordo com o Instituto Foodservice Brasil – IFB. Inclusive foi resiliente aos picos da crise que se iniciou em 2015 mantendo um ritmo positivo de 6% em 2017 em relação a 2016.

Alimentação é uma necessidade básica, e isso explica, em parte, a maior resistência do setor às crises econômicas.

Sabe-se que 34% dos brasileiros optam por fazer alguma refeição fora do lar resultado de uma acentuada mudança nos padrões de consumo e nos contextos de uma sociedade que vive cada vez mais um ritmo acelerado, com pouco tempo, o que leva mais e mais pessoas, a optarem em realizar refeições fora de casa.

De acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) o consumo de alimentos fora de casa cresce em média 12,3% anualmente (2012-2017).

Outra característica muito legal do setor de alimentação é que ele oferece alternativas de investimentos para todos os perfis de empreendedores.

Bom, ao longo do post de hoje, vamos através de 10 highlights da Pizza Me te mostrar o porquê que investir na marca lhe garante maior tranquilidade e maiores possibilidades de sucesso. Dica: com estes parâmetros terá condições de avaliar melhor as marcas que esteja conhecendo.  


1. Uma marca com propósito

A Pizza Me nasceu com a missão de PROPORCIONAR BOAS TRANSFORMAÇÕES À VIDA DAS PESSOAS.

Sabemos que o mundo está cheio de “big problems”… a grande maioria das pessoas não têm acesso a alimentação saudável, o meio ambiente é irresponsavelmente destruído (atenção às marcas que você compra, temos todos que ser guardiões) e a desigualdade social entre o ser humano é algo estarrecedor… desumano.

É importante cada um de nós ficarmos atento a isso tudo.

Sabemos que a Pizza Me não pode fazer muito sozinha. Mas, acreditamos que se tivermos conosco nossos fornecedores, nossos clientes, nossos amigos, a comunidade que está em nosso entorno, e se isso se multiplicar em cada loja Pizza Me que venha a ser inaugurada, o efeito será cada vez maior.

Temos certeza que as pessoas passam a considerar e dar, cada dia maior valor aos pilares que sustentam nosso propósito: VIDA SAUDÁVEL, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Nenhuma marca pode vir ao mercado pensando e atuando estritamente com foco em riqueza. Estamos convictos que o consumidor, cada dia mais, dará preferência a marcas que tenham propósitos de valor que preconizam aspectos que tragam benefícios verdadeiros a comunidade e ao meio ambiente.

2. Alimentação saudável: uma tendência mundial 

Não dá para pensar no setor de alimentação desassociado a tendência fortíssima de mercado em relação aos produtos com pegada saudável.

É tão certo que este movimento é irreversível que todos os grandes do mercado (tanto no varejo quanto na indústria) se desdobram para trazer soluções que agradem este consumidor cada dia mais exigentes com aquilo que come.

A alimentação saudável na Pizza Me faz parte do negócio, é um dos pilares que sustentam seu propósito, sua razão de existir. Ela não precisará se adequar ao mercado, compreender o momento, as mudanças de comportamento, se reinventarem!!! Ela é saudável por essência, nasceu assim!

 

3. Fast Casual 

Essa tendência que vem crescendo fortemente nos Estados Unidos, já vem dando fortes passos de consolidação também em nossas terras. A Pizza Me modelou o negócio dentro deste novo conceito e vem colhendo excelentes resultados também por isso.

Mas afinal, o que é Fast Casual? Trata-se de um gênero de restaurante que não oferece serviço de mesa, porém, entrega uma qualidade bastante superior em termos de refeições (em comparação com os tradicionais fast foods), além de ter uma atmosfera mais leve, agradável e aconchegante.

Leia mais a respeito deste formato inovador e de sucesso em nosso post: Fast casual: O sistema de alimentação que mais cresce nos EUA 

 

4. Contratação da Franquia: muita transparência 

Antes de contratar com qualquer franquia é importantíssimo você ter conhecimento da Lei do Franchising, como os diversos aspectos que a lei obriga o Franqueador apresentar ao candidato a franquia.

Na Pizza Me o passo inicial deste processo é assegurar ao investidor interessado na franquia todo o conhecimento do universo do franchising como todos os detalhes da empresa, da marca e dos nossos sistemas. Isso para que ele esteja completamente amparado pela lei e tome conhecimento exato da estrutura e processos que compõem o negócio.

Para saber mais sobre os trâmites legais que envolvem a contratação, sugerimos o post Tudo em 5 minutos: Lei de Franquia, COF (Circular de Oferta de Franquia), Pré-Contrato de Franquia e Contrato de Franquia  

 

5. Conheça os detalhes do DRE de uma unidade franqueada

Para que sua franquia cresça saudável, não basta vender muito! É importante estar atento aos detalhes e saber interpretar os resultados para que você não leve um susto mais adiante.

Leia o post Entendendo os detalhes do demonstrativo de resultados (DRE) de uma unidade franqueada  e conheça todos os detalhes das contas de despesas de uma franquia da Pizza Me. Esta leitura será essencial inclusive para que você possa avaliar outras franquias que esteja analisando.

Garantimos: muitas franquias não conseguirão lhe apresentar vários dados que lhes trazemos no post acima que orientamos você a ler.

 

6. Investimentos: taxa de franquia, royalties e fundo de promoção

Estas são as receitas que qualquer marca recebe quando vende uma franquia e quando a unidade franqueada já está em funcionamento. O investidor interessado no negócio deve tomar conhecimento do que são realizados com estes valores.

Muita atenção ao nível de reinvestimento no negócio por parte do Franqueador. Você pode verificar isso através de vários pontos.
Alguns pontos para se atentar:

  • Estrutura física da franquia;
  • Capacidade técnica das pessoas envolvidas no negócio;
  • Tecnologia embarcada na operação;
  • Frequência de inovação de produtos;
  • Visibilidade de suas ações na digital;

A Pizza Me reinveste atualmente 100% dos valores que recolhe através destas 3 taxas.

Para maiores detalhes a respeito deste tema sugerimos que leia Saiba o que a Pizza Me faz com o valor da taxa de franquia, royalties e fundo de promoção 

 

7. Escolha do ponto comercial e projeto arquitetônico: apoio 100% 

Muita atenção a este ponto. Assinar um contrato de franquia pode parecer muito simples, mas até o negócio acontecer e se tornar um sucesso, são outros quinhentos!

Costumamos dizer às pessoas interessadas na franquia que podemos acertar em tudo: ter pessoas super bem treinadas, produtos deliciosos e um ambiente gostoso… mas se errarmos na localização, as chances de fracassar são altíssimas.

Experiência de varejo e calma neste momento é vital para não haver falhas. Cuidado com as marcas apressadinhas que querem assinar contratos da noite para o dia.

Outro detalhe muito importante é entender o processo de execução de projetos arquitetônicos e complementares da franquia. Se houver falhas aqui, é certo que ocorrerá problemas futuros, principalmente no momento da implantação e no dia a dia do negócio.

Uma leitura legal sobre o tema seria nosso post Projeto de arquitetura, complementares.., ixxiii, não entendo nada!!… Calma!… a Pizza Me vai estar contigo em todos os momentos! Nele você vai entender qual o suporte que terá da Pizza Me, um sistema o qual lhe deixará tranquilo, mesmo que não tenha qualquer conhecimento sobre este universo.

 

8. Sistema Pizza Me – da montagem da loja ao dia a dia

Em meio a tantas etapas entre a procura do ponto comercial, o projeto, a obra, seleção de pessoas, treinamento, inauguração e ainda, no fim, alcançar bons resultados, contar com o suporte de profissionais da rede de franquia escolhida por você facilita e aumenta bastante as chances de sucesso.

Na Pizza Me, o apoio ao Franqueado é intenso e existe justamente com o objetivo, de proporcionar mais segurança ao empresário (Franqueado) e também a marca (Franqueador).

Mas no final das contas, não adianta só ter vontade de ajudar e facilitar a vida do franqueado. Não vale nada um time comprometido, uma liderança engajada e franqueados motivados, processos bem desenhados são cruciais para manutenção dos padrões da marca e principalmente da alta produtividade.

Tudo na Pizza Me é realizado a partir de modelos que foram testados à exaustão na unidade piloto da marca.

Se você quer se aprofundar mais como tudo isso é feito, leia o post Sistema Pizza Me: Metodologia que dá segurança na hora de montar e administrar a franquia.

 

9. São 6 canais de vendas: Uma máquina de resultados

Não deixe de avaliar por quais canais a franquia que você tem interesse de abrir oferece aos seus clientes. Em um mercado com comportamentos de consumo tão distintos, decorrentes de gerações com hábitos diferentes, manter o varejo com formatos tradicionais é um perigo.

Na Pizza Me os clientes têm condições de realizarem suas compras por diversos canais de vendas, como:

  • Balcão;
  • Telefone;
  • E-commerce (próprio e de terceiro);
  • APP (próprio e de terceiro);
  • Autoatendimento.

Se a marca que esteja avaliando ofereça somente o atendimento de balcão e telefone, desconfie!

 

10. Marketing Digital 

Marcas que continuam falando em marketing tradicional sem considerar como principal pilar o digital estão muito atrasadas. Se ações de Inbound Marketing não fazem parte do portfólio de estratégias para captar e se relacionar com o consumidor, fique com o pé atrás!

Vivemos um momento onde o marketing digital estratégico é vital para o sucesso de qualquer negócio. Você ter condições de definir exatamente o público que quer atingir, em qual momento, com qual conteúdo e em qual localização, são condições inimagináveis há poucos anos, mas hoje, isso é bem possível e é um enorme diferencial.

A Pizza Me tem ao seu lado uma das mais especializadas e premiadas agências digitais do país. O planejamento de marketing digital foi bastante intenso no início de 2018 e o trabalho foi efetivamente iniciado em Abril.18. Resultado? Aumento de 27% nas vendas no varejo no primeiro mês das ações de digital.

Bom, é isso aí, olho atento às marcas que estejam avaliando. Utilize estas highlights que trouxemos neste post para minimizar riscos.

Nosso pessoal estará à disposição para caso tenha alguma dúvida ou queira conhecer mais a Pizza Me.

Fale conosco.